ESPECIAL GAUCHÃO 2019: A Força do Índio



Fundado em 26 de março de 1936, o Índio Capilé, como carinhosamente é chamado, é um dos clubes mais tradicionais do futebol gaúcho.

Mais notícias sobre o Aimoré


Assim como a maioria dos clubes do interior do estado o Aimoré passou por momentos difíceis em sua história, mas na década de 1950 passou por uma reformulação e se tornou um clube profissional, e três anos depois foi convidado pelo Internacional para integrar a elite do futebol gaúcho, que era chamada de Divisão de Honra.

Já estabelecido na elite e com um elenco profissional, no ano de 1955 o clube disputou sua primeira partida fora do estado, o destino? Santa Catarina, por lá o clube realizou uma excursão e perdeu apenas uma partida.

O ano de 1961 entrou para a história do clube pois no dia 26 de março de 1961 foi inaugurado o Estádio João Correa da Silveira, conhecido como Cristo Rei.

Queda de um gigante

Depois de quase 70 anos na elite do futebol gaúcho o Aimoré enfrentou uma grave crise financeira e entrou em declínio, chegando a cair algumas vezes para a segunda divisão gaúcha. Em 1997 o clube licenciou-se do futebol profissional, e apenas em 2006 retornou aos campos.

A força do Índio

Após tanto tempo longe dos gramados o Aimoré iniciou um processo de reestruturação de todo o seu departamento de futebol. Em 2011, após cair para a terceira divisão do Campeonato Gaúcho, a diretoria do clube investiu forte. O título da terceira divisão de 2012 foi apenas o começo da trajetória rumo a primeira divisão gaúcha. Em 2013, um ano após o título da terceira divisão o Aimoré fez uma bela campanha na Divisão de Acesso, terminando em 3º lugar e conquistando a vaga para a elite do gauchão após duas décadas.

Mesmo com todo o investimento o Índio ficou apenas duas temporadas na primeira divisão, e no ano de 2016 acabou sendo rebaixado, com um péssima campanha, o clube venceu apenas uma partida, empatou quatro vezes e perdeu oito.

Mas o ano de 2018 foi de alegria para o seu torcedor, pois após uma bela campanha na fase de classificação da Divisão de Acesso, o clube do Cristo Rei classificou-se para final da competição e garantiu a sua volta para a primeira divisão do futebol gaúcho. O adversário da grande final foi o Pelotas, que sagrou-se campeão com um placar agregado de 5 a 1.


No ano de 2019 o Aimoré tem como principal objetivo permanecer na primeira divisão, porém voos mais altos estão permitidos para este clube que surgiu do nada quando poucos acreditavam.

Nenhum comentário