De desacreditados, ao título, a trajetória do São Borja na Terceirona Gaúcha



Quando a Terceirona Gaúcha iniciou poucos acreditavam que a equipe do São Borja conseguiria classificar-se para a fase final da competição, porém toda a Direção, Comissão Técnica e os jogadores da equipe conseguiram provar que sim, conseguiriam classificar-se para fase e final e brigar pelas duas vagas para a Divisão de Acesso de 2019.

História

A Associação Esportiva São Borja é um clube da cidade de São Borja, que tem como cores principais o vermelho, azul e branco. Atualmente, a equipe manda os seus jogos no Estádio Vicente Goulart, e tem a alcunha de Bugre Missioneiro.

O clube surgiu da fusão entre Internacional e Cruzeiro, dois times tradicionais que rivalizavam na cidade e que passavam por dificuldades financeiras. Deles o São Borja herdou as cores (vermelha do Internacional e azul do Cruzeiro).

No primeiro ano a equipe disputou a Primeira Divisão do Estado, e conseguiu-se manter 11 anos, de 1977 a 1987, e chegou à fase final em três oportunidades.

Terceirona Gaúcha

A competição deste ano foi dividida em dois grupos com 5 clubes no primeiro grupo e 6 equipes no segundo grupo, a equipe do São Borja ficou no grupo A, que contava com Sport Club Gaúcho, Elite Clube Desportivo, Associação Esportiva São Borja, Sociedade Esportiva e Recreativa Cruz Alta e Sociedade Esportiva e Recreativa Santo Ângelo.

Na primeira rodada a equipe enfrentou o Gaúcho na Arena BSBios e foi derrotada pelo placar de 3 a 1.  Na segunda rodada, o São Borja fez o seu primeiro jogo no seu estádio e venceu a equipe do Sato Ângelo por 1 a 0.

No dia 9 de maio, a equipe voltou a atuar em casa porém foi derrotada pela equipe do Elite, pelo placar de 3 a 2, quatro dias depois a equipe viajou para Cruz Alta e enfrentou o próprio Cruz Alta no Estádio Leão da Serra, porém o Bugre foi derrotado pelo placar mínimo de 1 a 0.

A equipe não precisou jogar os dois jogos contra a equipe do Santa Rosa e o resultado foi de empate para ambos os jogos. A equipe só voltou a entrar em campo na sétima rodada da competição quando enfrentou o Cruz Alta no Vicente Goulart, a partida terminou com vitória da equipe por 2 a 1.

Após vencer a equipe parecia estar embalada, porém a boa fase da equipe não foi o suficiente para derrotar a equipe do Elite, que derrotou o Bugre por 2 a 0 na cidade de Santo Ângelo. A competição encontrava-se na reta final e na oitava rodada o São Borja precisava vencer a equipe do Santo Ângelo fora de casa e foi exatamente o que aconteceu, pelo placar mínimo a equipe do Bugre derrotou o dono da casa.

Na última rodada a equipe enfrentou o Gaúcho, equipe que ainda estava invicta na competição, e o placar final foi de 0 a 0, mesmo com o empate a equipe do São Borja estava extremamente feliz pois acabava ali a fase de grupos e dali pra frente começava o sonho do acesso.

Quartas de final

Na fase de quartas de final, a equipe enfrentou o Real Sport Club da cidade de Capão da Canoa em jogos de ida e volta. A primeira partida aconteceu no Estádio Vicente Goulart, o placar final foi de 1 a 1. A segunda partida foi realizada no Módulo Esportivo de Tramandaí, as duas equipes empataram por 2 a 2, porém os gols marcados fora de casa deram o acesso ao São Borja, que enfrentaria o Rio Grande na semifinal da competição. 

Semifinal

Na semifinal o São Borja enfrentou a tradicional equipe do Rio Grande. A primeira partida foi realizada no Estádio Arthur Lawson, na cidade de Rio Grande, porém o jogo não foi nada animador e acabou empatado pelo placar de 0 a 0. Após o empate na primeira partida, a decisão ficou para o jogo na cidade de Sõa Borja e o Bugre aproveitou o fator campo e goleou o Vovô por 3 a 0 conquistando assim a vaga para a Divisão de Acesso de 2019.

Final

Era chegado a hora da grande final da competição e a equipe do São Borja iria enfrentar a tradicional equipe do Farroupilha em dois jogos. A primeira partida foi realizada no Estádio Vicente Goulart e foi assistida por mais de 1300 pessoas. Higor marcou o único gol da equipe aos 17 minutos da primeira etapa, dando assim a possibilidade do São Borja ser campeão da Terceirona Gaúcha com apenas um empate na próxima partida.

Com a vantagem de ser campeão até mesmo com um empate o São Borja viajou para a cidade de Pelotas enfrentar o Farroupilha no Nicolau Fico. A equipe de Pelotas precisava vencer o jogo por dois gols de diferença para consagra-se campeã da competição, porém novamente ele, Higor, ou Guanambi, marcou para o Bugre e deu o título para a equipe do São Borja que começou a competição totalmente desacreditada e provou a todos que com trabalho e dedicação é possível sim conquistar o seu objetivo.







Um comentário: