ESPECIAL: Conheça a história do União Frederiquense




Nesta sexta-feira, dia 03, o União Frederiquense de Futebol completará oito anos de existência, o clube foi criado no ano de 2010 após dois jornalistas do Jornal O Alto Uruguai, Samuel da Silva e Márcio Bariviera indagarem o motivo de Frederico Westphalen não ter um time profissional até então.

A cidade de Frederico Westphalen


Uma cidade do noroeste do Rio Grande do Sul que segundo dados do IBGE de 2017 conta com cerca de 30.832 habitantes. A cidade fica cerca de 434 km de distância da capital do Estado. O município contém dois times de futsal que disputam competições regionais. são eles: Ipiranga e Itapagé, além do futsal a patinação também é forte na cidade, pois o município conta com o Clube Magia da Patinação, que atualmente atende cerca de 80 alunos matriculados que participam de diversas competições regionais.

União Frederiquense

Após a ideia dos dois jornalistas o União Frederiquense foi filiado a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em setembro de 2010 e no ano seguinte disputou pela primeira vez a Divisão de Acesso, competição que da vaga a elite do futebol do Estado.
A equipe sempre utilizou o Estádio Vermelhão da Colina para mandar os seus jogos, porém em 2018 inaugurou sua Arena com capacidade para 1400 pessoas.

O mascote da equipe é o Leão da Colina, que também é uma das alcunhas do clube. O Hino Oficial do União Frederiquense tem como título "Heroico Filho do Barril", ambos foram escolhidos em concurso aberto à todos os torcedores.
  

Chegada a elite do futebol gaúcho 

No ano de 2014, o clube conquistou a tão sonhada vaga para disputar o Campeonato Gaúcho, divisão mais alta do futebol do Estado. A vaga para elite veio depois da equipe realizar uma ótima divisão de acesso e terminar a competição na terceira colocação.

Em 2015, após subir da Divisão de Acesso a equipe encontrou vários problemas e para a tristeza dos torcedores e admiradores o clube foi rebaixado pois terminou a competição na 15º colocação.

Entretanto o ano de 2015 foi um ano de boas lembranças para os torcedores e jogadores do União Frederiquense pois no mesmo ano que a equipe disputou sua primeira edição do Gauchão também conquistou o seu primeiro título a Copa Valmir Louruz Grupo Norte, na oportunidade a equipe empatou em 0 a 0 com o Novo Hamburgo, porém sagrou-se campeã por causa do gol marcado fora de casa.

Jogadores do União comemorando o primeiro título da história do clube. (Foto: Renato Padilha/ Folha do Noroeste)
Jogadores do União Frederiquense comemorando o primeiro título da história do clube. (Foto: Renato Padilha/ Folha do Noroeste)

2016 - Voltaremos?

Após ser rebaixado no ano anterior o União Frederiquense parecia ser uma das principais equipes da competição de 2016, porém o sonho foi interrompido no quadrangular final da Divisão de Acesso.

2017 e 2018 - Ano de tropeços

Os anos de 2017 e 2018 não foram como o planejado para o  Leão da Colina, nas duas oportunidades o União Frederiquense nem se quer passou da fase classificatória da Divisão de Acesso.

Parabéns União Frederiquense

Comemore torcedor do Leão, o seu clube esta de aniversário e você faz parte desta pequena e linda história! Torça, apoie e vibre com o time da sua cidade, o Leão da Colina é gigante!


"Verde, vermelho e branco, a aliança
Nas tuas cores, nossa paixão
Tuas conquistas, nossa esperança
Honra, respeito e tradição".





Referências: 
Dados do clube - ogol.com.br
Hino do clube - site oficial  
Copa Valmir Louruz - Esportchê 

Nenhum comentário